Você tem um santo de devoção?

>> segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Dia 04/10 é o dia de São Francisco de Assis. Aqui em casa, meu marido e meu filho mais velho são os mais devotos, então quero prestar uma homenagem a esse santo protetor dos pobres, dos doentes, dos animais e da lavoura.
Francisco de Assis nasceu na cidade de Assis, Úmbria, Itália, em 1182. Pertencia à burguesia, e dessa condição tirava todos os proveitos. Como seu pai, tentou o comércio, mas logo abandonou a idéia por não ter muito jeito para isso. Sonhou, então, com as glórias militares, procurando desta maneira alcançar o status que sua condição exigia. Contudo, em 1206 para espanto de todos, Francisco de Assis abandonou tudo, andando errante e maltrapilho, numa verdadeira afronta e protesto contra sua sociedade burguesa. Entregou-se totalmente a um estilo de vida fundado na pobreza, na simiplicidade de vida, no amor total a todas as criaturas. Com alguns amigos deu início ao que seria a Ordem dos Frades Menores ou Franciscanos. Com Santa Clara, sua dileta amiga, fundou a Ordem das Damas Pobres ou Clarissas. Em 1221, sob a inspiração de seu estilo de vida nasceu a Ordem Terceira para os leigos consagrados. O pobrezinho de Assis, como era chamado, foi uma criatura de paz e de bem, terno e amoroso. Amava os animais, as plantas e toda a natureza. Poeta, cantava o Sol, a Lua e as Estrelas. Sua alegria, sua simplicidade, sua ternura lhe granjearam estima e simpatia tais que fizeram dele um dos santos mais populares dos nossos dias.


ORAÇÃO DA PAZ
Senhor! Fazei de mim um instrumento da vossa paz.
Onde houver ódio, que eu leve o amor.
Onde houver ofensa, que eu leve o perdão.
Onde houver discórdia, que eu leve a união.
Onde houver dúvidas, que eu leve a fé.
Onde houver erro, que eu leve a verdade.
Onde houver desespero, que eu leve a esperança.
Onde houver tristeza, que eu leve a alegria.
Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure mais:
consolar, que ser consolado;
compreender, que ser compreendido;
amar, que ser amado.
Pois é dando que se recebe.
É perdoando que se é perdoado.
E é morrendo que se vive para a vida eterna.
Dá pra perceber que somos devotos?
Dessas imagens só uma eu comprei; as demais eles ganharam de presente por pessoas da família, sabedores da devoção ao santo.
um beijo

8 comentários:

Beth/Lilás 4 de outubro de 2010 às 09:59  

Bom dia, querida!
Eu também tenho a maior simpatia pela história deste homem santo e lá em minha casa temos algumas pequenas imagens espalhadas pela casa e jardim.
Bem lembrada esta data, vou botar uma florzinha para ele aqui.
bjs cariocas

Macá 4 de outubro de 2010 às 10:04  

Beth
Se tem imagem no jardim está no lugar certo. Ele gosta da natureza.
um beijo e boa semana pra você.

Macá 4 de outubro de 2010 às 10:06  

Alexandre
Como eu disse aqui é o meu marido e o Felipe. Eu gosto também, mas tenho uma imagem aqui de São Judas Tadeu que era o santo da minha mãe e eu acabei me apegando a ele.
Ha! não queria lhe trazer saudades. Reze a oração que passa.
um beijo e boa semana pra você também

Bordados e Retalhos 4 de outubro de 2010 às 10:17  

Como não ser devoto de uma Santo tão especial. Aqui todos os anos acontece a benção dos animais. Como trabalho num Convento( a sede da Arquidiocese de Vitória) que tem o nome do santo e o nosso Bispo Auxiliar é da Ordem Franciscana, todos os anos temos esse evento. Estavam aqui cães de várias raças, gatos, passarinhos...Uma manhã bem agradável vivi hoje. Bjs

Isadora 4 de outubro de 2010 às 11:26  

Macá, sou devota de São Judas e Nossa Senhora Aparecida, mas respeito imensamente todos os demais protetores, aliás a oração é uma das mais bonitas que conheço.
Um beijo

Palavras Vagabundas 4 de outubro de 2010 às 12:40  

Macá,
amo essa oração, rezo sempre!
Meus santo de devoção é Santa Rita e São Jorge.
beijos
JU

FADINHA 4 de outubro de 2010 às 13:27  

Olá, Macá!
Aqui, somos todos devotos de Santo Antônio.
Mas gosto muito dessa oração: forte, verdadeira, contida!
A fé nos movimenta!
Bjs e uma linda semana.

@Flafli 4 de outubro de 2010 às 19:35  

Oi Macá!

Eu já havia escutado esta oração (por sinal é maravilhosa!), mas não sabia da história do Santo.

Adorei seus santinhos...

Beijo!

Related Posts with Thumbnails