Vamos respirar melhor?

>> domingo, 24 de outubro de 2010

- Você sabe respirar?
- Como????
Pergunta boba, certo?
Sabe que não? Eu sou uma pessoa, por exemplo, que não sabia respirar direito. Pra começar, respiro pela boca.
Mas, no ano passado, comecei a fazer Pilates e foi aí que a minha respiração melhorou.

"Pensando no princípio de “mente sã e corpo são”, Joseph criou uma atividade física baseada em seis princípios básicos: respiração, concentração, controle, alinhamento, centralização e integração de movimentos. Bem executada e orientada, não traz impactos nocivos para as articulações, ligamentos e musculatura. Qualidade de vida, consciência corporal, respeito e integração plena corpo-mente são o foco desse método." (fonte Wikipédia)

Então, repare na sua respiração e se perceber que está se esquecendo dela, pare um pouquinho e respire.
Você não precisa estar fazendo Pilates, yoga, ou outros tipos de exercícios. Pode fazer isso enquanto trabalha, assiste TV, enquanto dirige (principalmente se estiver presa (o) no trânsito. Faça isso várias vezes e logo você verá que já está praticando automaticamente.
E a respiração bem feita, ajuda a controlar a ansiedade, a angústia e outras emoções.
Pratique todo dia.

Respiração abdominal
A respiração abdominal ou diafragmática deve ser feita 24 horas por dia. Ela permite que a pessoa oxigene e vascularize os músculos do corpo. Isto não implica que você deverá relaxar o dia inteiro. Fisiologicamente a respiração, quando a pessoa relaxa ou trabalha, é similar. A diferença é em termos de postura mental. Quando você respira com o propósito de relaxar, quer evitar pensamentos ativos. No entanto, quando estiver trabalhando fará a mesma respiração mas concentrada na tarefa que executa. Além dos benefícios físicos, a respiração ajuda a controlar a ansiedade, a angústia, a raiva, entre outras emoções. Para respirar fundo, imagine que tem um balão no abdômem, que você infla, inspirando pelo nariz, e desinfla expirando pelo nariz ou pela boca. Repita o exercício com frequência até conseguir reeducar-se. A maioria dos adultos respira com ineficiência. Eles usam a respiração toráxica para controlar suas emoções e por acreditar erradamente que os músculos abdominais podem ficar flácidos devido ao movimento de expansão e contração.

http://ismabr.blogspot.com/

beijos

6 comentários:

Alexandre Mauj Imamura Gonzalez 25 de outubro de 2010 00:15  

Aqui no Japão essa respiração é treinada, na ginástica matinal (uma ginástica que é feita em todas as escolas/empresas).

E realmente a gente sente a diferença, parece q o corpo trabalha bem melhor.
Respire fundo, macá! bjs e boa semana

Leci Irene 25 de outubro de 2010 08:06  

Macá, este recado sobre respiração é legal!!!!!!!!!!!! Todo mundo devia ler e fazer... Já tomei nota e..já estou praticando!
beijos

manuel marques 25 de outubro de 2010 15:24  

"Muitas vezes, a alma parece-me apenas uma simples respiração do corpo ."

Beijo e boa semana.

Socorro Melo 25 de outubro de 2010 15:59  

Oi, Macá!

Nunca presto atenção se estou ou não respirando corretamente. Às vezes, quando ansiosa, percebo que a respiração, de fato, acalma um pouco.
Gostei da dica. Obrigada por compartilhar.

Beijos
Socorro Melo

Palavras Vagabundas 25 de outubro de 2010 16:43  

Maca,
vou começar a praticar, com certeza respiro errado! Se fico muito ansiosa, às vezes me pego nem respirando,só reparo quando estou ficando roxa!
bjs
Jussara

Nilce 25 de outubro de 2010 17:31  

Muito bom Macá.
Esquecemos deste detalhe com nossa correria. Vamos tentar respirar melhor.

Obrigada pelo carinho querida.

Bjs no coração!

Nilce

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