Air Traffic Controller
>> quarta-feira, 20 de outubro de 2010
Me responda rápido: Você possui essas 6 habilidades abaixo, juntas?
- raciocínio rápido
- controle emocional
- raciocínio espacial
- capacidade de rápida adaptação às mudanças operacionais
- capacidade de atuar em grupo
- capacidade física e orgância para atuar seja dia ou noite.
Pois saiba que os controladores de tráfego aéreo precisam ter tudo isso e muito mais coisas, como as descritas abaixo, para poderem trabalhar e dar pra gente essa segurança (tudo bem que algumas vezes eles falham e daí o desastre é enorme) mas não vamos falar sobre isso hoje.
Viajar é bom, acho que todo mundo gosta, e para viagens mais longas o avião é mesmo o melhor transporte, então vou falar um pouquinho sobre isso nesse dia que é considerado o Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo.
No dia 20 de Outubro de 1961, Controladores de Tráfego Aéreo de 13 países juntaram-se, e formaram a International Federation of Air Traffic Controllers Associations (IFACTA).
Controlador de Tráfego Aéreo (também conhecido internacionalmente pelo acrônimo ATCO, do inglês Air Traffic Controller) é a pessoa encarregada de separar o tráfego de aeronaves no espaço aéreo e nos aeroportos de modo seguro, ordenado e rápido. Os controladores de tráfego aéreo trabalham emitindo autorizações aos pilotos, ou seja, dando instruções e informações necessárias dentro do espaço aéreo de sua jurisdição com o objetivo de prevenir colisões entre aeronaves e entre aeronaves e obstáculos nas imediações dos aeroportos.
O controlador de tráfego aéreo é o elo do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) que faz a interface mais próxima a um acidente aeronáutico. Por isso seu trabalho é muito específico.
Antigamente havia a denominação "controlador de vôo" a partir de cursos que levavam esse nome e que também existiam em outros países, mas com o tempo e com a crescente especialização dessa atividade, a denominação internacional "controlador de tráfego aéreo" é a tendência a ser utilizada.
- Formação
No Brasil, os controladores de tráfego aéreo são formados em dois locais: os controladores civis são formados na cidade de São José dos Campos, no ICEA - Instituto de Controle do Espaço Aéreo e os militares são formados na cidade de Guaratinguetá na EEAR - Escola de Especialistas da Aeronáutica. Ambas as instituições são da área de ensino da Força Aérea Brasileira.
- Profissão
Na maioria dos países signatários da Convenção de Chicago a atividade de controlador de tráfego aéreo é reconhecida como profissão. No Brasil, apesar da grande importância desta função, ainda não há o reconhecimento desta atividade como profissão, até porque ela é ainda desconhecida da sociedade em geral, que só veio tomar conhecimento de sua existência praticamente depois do acidente entre o Boeing da Gol Linhas Aéreas Inteligentes e o Embraer Legacy em 29 de setembro de 2006.
Para se tornar controlador de tráfego aéreo, além das habilidades supracitadas, é necessário adquirir conhecimento, dentre outras, nas seguintes áreas:
- meteorologia;
- navegação aérea;
- geografia (relevo e acidentes geográficos da região);
- língua inglesa;
- reconhecimento e desempenho de aeronaves;
- normas de tráfego aéreo.
- Responsabilidade
O controlador de tráfego aéreo possui enorme grau de responsabilidade. Uma falha pode significar a perda simultânea de centenas de vidas. Dentre os serviços prestados pelo controlador às aeronaves, o serviço de Vetoração Radar é o que confere ao controlador o maior nível de responsabilidade. No ato da prestação deste serviço, o controlador literalmente assume a navegação da aeronave transmitindo instruções de velocidade, proa e altitudes a serem executadas pelo piloto. Além da segurança dos passageiros e tripulantes, a atuação do controlador, seja adequada ou inadequada, pode significar, respectivamente, economia ou prejuízo para as companhias aéreas e para a aviação geral. O avião deixou de ser um transporte somente de pessoas a passeio e transformou-se no mais importante meio de transporte. Sabe-se hoje que as crises do setor aéreo podem afetar a vida política, comercial e social de um país. Recentemente (2006), após a crise e os desastres ocorridos, a sociedade pode conferir a importância do controlador de tráfego aéreo.
- Estresse
A profissão de controlador de tráfego aéreo é a segunda mais estressante. Veja, segundo a ISMA–BR (International Stress Management Association) (carece de fontes) quais as profissões mais estressantes :
- Controlador de tráfego aéreo e motorista de ônibus.
- Policial e segurança.
- Atendimento ao público (área de cobrança), executivo e bancário.
- Áreas de Atuação
Diferentemente de outros profissionais, o controlador de tráfego aéreo não pode ser facilmente alocado de uma áerea de trabalho para outra. Para isso são necessários meses de treinamento e adaptação a fim de obter o nível adequado de operacionalidade na nova localidade. A atividade é tão complexa que é dividida em cinco áreas:
- Centro de Controle de Área;
- Controle de Aproximação;
- Torre de Controle;
- Busca e Salvamento; e
- Defesa Aérea.
Mesmo após formado, o controlador que for alocado de uma aérea para outra ou de uma localidade para outra dentro da mesma área de atuação precisa passar por meses de estágio operacional a fim de tornar-se capaz de realizar o serviço.
Eu acho que eles realmente merecem todas as honras. E você?
beijos
(fonte: Wikipédia)
6 comentários:
Nossa Macá, eu já sabia de alguma coisa, mas ao ler o seu post, fiquei aqui imaginando esses pobres homens.
Lembro que vi várias reportagens sobre o excesso de trabalho dos controladores de tráfego aéreo e a cobrança que eles sofrem.
Tem que entender de muita coisa e no Brasil a profissão ainda não é reconhecida? "O loko"! Eles são heróis, isso sim.
Parabéns a todos eles pelo seu dia.
Bjs no coração!
Nilce
Oi Macá, muito legal esse teu post. Eu sabia que os controladores de tráfego vivem sob stress constante e com isso, nós os passageiros, corremos riscos tb. Acho que é tb por isso que tenho tanto medo de voar...ui! Mas vou! E bem que gostaria de ir mais...Eles merecem, eles merecem! beijos.
Quanta coisa!!!
acho que eles merecem mesmo e muito mais.
Parabéns!
É um estresse fora do comum.
Que sejam abençoados e sempre reconhecidos.
Bom dia Macá.
Xeros
Querida Macá, não é fácil ter como trabalho a responsabilidade por milhares de vida por hora... Todo o respeito por aqueles que precisam estar 100% focados em prevenir quaisquer problemas para nós que estamos displicentemente folheando uma revista dentro do avião... Beijocas, Deia.
Querida Macá, adorei ler esse post, está perfeita e correcta a explicação do que é um Controlador de Tráfego Aéreo!
Essa era a profissão do meu sogro, iniciou e terminou a carreira na Força Aérea Portuguesa, tendo ganho por 2 vezes o prémio medalha de ouro de melhor controlador de tráfego aéreo do mundo. Tirou o curso na República Federal Alemã em 1957, ano da criação da FAP e é do 1ºCurso de Controladores de Tráfego Aéreo Portugueses.
Num tempo em que tinham de efectuar básicamente todos os cáculos de azimutes, ( longitude,latitude, altitude) manualmente. Dizia conseguir fazer aterrar qualquer avião, idependentemente da visibilidade em segurança, bastando ao piloto seguir as suas instruções. O trabalho era efectuado por turnos de 24horas com descanso de 4horas por cada 4horas de trabalho, findo o turno tinha 48horas de descanso, até pegar novamente ao serviço.
Tem uma bela noite amiga.
Bjs
Sãozita
Nossa, amiga, quanta coisa interessante você nos contou por aqui e eu nem sabia disso tudo, gostei muito!
Claro que eles merecem, principalmente porque estão num trabalho em que direcionam vidas!
Eu ainda tenho medo de voar, mas voo com o coração na mão. hehe
umbeijo carioca
Postar um comentário