Ecobags

>> segunda-feira, 5 de julho de 2010

E C O B A G S



São lindas, não são?
Agora, vocês sabiam que as sacolas reutilizáveis que viraram item obrigatório para qualquer consumidor consciente, são uma ameaça à saúde, conforme um estudo americano?

Pois é, conforme disse Charles Gerba, professor da Universidade do Arizona e coautor do estudo, foram analisadas 84 sacolas de consumidores em Tucson, Los Angeles e San Francisco e nelas foram encontradas bactérias coliformes  como a E.coli.
Segundo ele os consumidores não estão a par dos riscos e da necessidade de higienizar as sacolas toda semana.
De acordo com o estudo, 97% das pessoas nunca haviam lavado as sacolas e, uma limpeza bem feita poderia matar quase todas as bactérias.
O estudo americano afirma ainda que um aumento súbito no uso de ecobags sem uma campanha de educação que explique como evitar a contaminação cruzada pode trazer riscos para a saúde pública.
Os pesquisadores ressaltam que o objetivo do estudo não é discutir a validade das sacolas reutilizáveis, e sim informar consumidores e legisladores sobre como usá-las de maneira segura.

Então, vamos lá ao Roteiro da Sacola Limpa:

1) - Cada um na sua
Separe sacolas só para transportar alimentos crus, outras para carnes e outras para os produtos secos. As bactérias presentes na carne crua podem migrar para os outros produtos.
2) - Contaminação cruzada
Não use as sacolas que você leva para o supermercado para transportar roupas e livros. Isso pode levar à contaminação cruzada por bactérias como a Staphylococcus aureus.
3) - Limpeza
Higienize a ecobag uma vez por semana, na máquina de lavar roupa ou à mão, com sabão em pó. Uma limpeza bem feita é suficiente para matar a maioria dos micro-organismos perigosos.
4 - Evite o calor
Não deixe carne nas sacolas por muito tempo dentro do porta-malas. O calor favorece a proliferação das bactérias. Em duas horas no porta-malas, o número de micro-organismos se multiplica por dez.

Fonte: Universidade do Arizona e Universidade Loma Linda 
Matéria publicada na Folha de São Paulo em 01/07/10
Ecobags: http://www.verapatchwork.com/?tag=ecobag - Conheça o site e veja as outras coisas maravilhosas que a Vera tem lá. Tenho certeza de que vão gostar.

beijos

7 comentários:

Isadora 5 de julho de 2010 às 21:20  

Macá, eu comprei uma Ecobag justamente para evitar o uso de sacolas plásticas, mas toda as vezes em que vou ao supermercado esqueço de levá-la. Chego na porta e penso: ai esqueci a sacola.
Como é um hábito que devemos tornar constante acho que terei que colocá-la em lugar mega visível para que eu não esqueça mais.
Um beijinho

Beth/Lilás 6 de julho de 2010 às 00:15  

Macá,
Muito oportuna estas dicas, inclusive hoje mesmo sai para as compras com duas grandes dessas e vou higienizá-las amanhã de dia com álcool e sol.
Valeu!
bjs cariocas

Glorinha L de Lion 7 de julho de 2010 às 00:07  

Macá que lindas essas eco bags, dá até peninha de usar! Eu comprei uma de natura e outra que custou 1,99 das lojas americanas....pode sujar pq foram baratinhas...heh bjs.

Nana 7 de julho de 2010 às 07:45  

Uia Macá, roubarei esse post seu para colocar no Manga, mto boa essa dica.
bjss

pensandoemfamilia 7 de julho de 2010 às 19:37  

Olá

Estes hábito ainda não se instalou, assim estas dicas de higiene vêm em bom tempo.
bjs,

Lidiane Vasconcelos 12 de julho de 2010 às 17:59  

Oi, Macá!
Post utilíssimo!
É verdade. Muito se fala sobre o uso das sacolas, e pouco sobre sua higienização. :)

Ponto para você!

Beijos,
Lidi

Juju 12 de julho de 2010 às 18:48  

muito interessante, geralmente as pessoas não tem esta noção da necessidade de lavar as sacolas.

gostei do blog e estou te seguindo Macá!

bjs
Juju

Related Posts with Thumbnails