Redescobrindo Fortaleza (CE)

>> terça-feira, 16 de novembro de 2010

Eu já tinha ido para Fortaleza 2 vezes antes dessa. Mas tinha ido com amigas e meu marido também foi sozinho no ano que passou na faculdade.
Então resolvemos que queríamos ir juntos, como se fosse a primeira vez de ambos.
E fomos da maneira mais em conta (não gosto da palavra barata) possível.
Passagem aérea e hotel 5 estrelas sem gastar um tostão.
Não, não ganhamos de presente não.
Como é possível? Fácil, fácil.
Milhagem e clube de viagem. Dinheiro mesmo só para as despesas com passeios e refeições. Quer saber mais? Ah! depois eu conto.

Agora deixa eu contar um pouquinho do que vi por lá.
Bom, a primeira coisa foi que a cidade toda está em plena expansão.Vocês não fazem idéia da quantidade de investimentos que estão sendo feitos lá na região e de quanto têm crescido as cidades em volta. E não estou falando de PAC ou investimentos governamentais, que também devem estar sendo feitos.  As grandes construtoras de edifícios comerciais e residenciais (Gafisa, Brookfield, etc.) estão construindo de montão, de edifícios a condomínios. Grandes grupos hoteleiros principalmente portugueses e italianos não param de abrir hotéis na região. Pernambuco e Rio Grande do Norte também estão passando pelas mesmas transformações (não sei outros estados, estes eu garanto porque vimos). A última notícia no momento lá no Ceará é o interesse de um grupo coreano em construir uma gigantesca hidrelétrica. Em Fortaleza está sendo construído o terceiro maior centro de convenções do Brasil, só menor que o Anhembi(SP) e o Riocentro(RJ).
O atraso e a seca no sertão continuam? Sim. Mas as mudanças nas cidades são perceptíveis. O próprio censo está mostrando que a migração para o sul-maravilha tá diminuindo.

Resumindo: não estou querendo dizer que a situação por lá é maravilhosa, mas a perspectiva de crescimento para eles é real. Quer dizer, do jeito que está eles não querem que mude uma vírgula.
Querem mais é ter condições de crescer sem ter que abandonar sua terra. E pelo jeito que a coisa anda, acho que bem menos nordestinos migrarão para lugares considerados melhores.

Bem, chegamos lá no domingo, passeamos um pouco pela orla da praia de Meireles, almoçamos numa barraca de praia um peixe delicioso (um pargo assado com baião de dois, fritas e salada) e na volta combinamos com uma empresa nosso passeio para o dia seguinte: Águas Belas
No caminho paramos num pequeno engenho de cana na beira da estrada, onde teríamos a chance de experimentar e ver o feitio das rapaduras que são vendidas ali.

Imaginem um fogão à lenha enorme! De um lado a cana é moida e passada para um tacho (são 3 tachos grandes como esse) que fica mais longe do fogo. O caldo começa a ferver, levanta uma borra que é tirada com uma escumadeira e esse caldo é passado para o tacho do meio onde engrossa um pouco e depois passado para o terceiro tacho, que fica bem na boca do fogo, onde uma pessoa ficha mexendo até a rapadura dar o ponto.
Tudo isso naquele calor e na boca do fogo.

Olha as rapaduras nas formas aí embaixo
E aqui, umas comprinhas: doce de cajú (massa e cristalizado) e ....... rapaduras.

Águas Belas é um praia localizada no município de Cascavel no estado do Ceará a 65 km da capital. Essa praia fica entre dois vilarejos: Barra Velha e Barra Nova. Apesar de ainda possuir áreas sem ocupação, a praia oferece boa infra-estrutura para turistas.
Esse passeio começou a ser feito há apenas 3 meses, pois antes essa área não era explorada.
Chegamos numa barraca totalmente equipada, grande, restaurante com 2 andares, banheiros com local para banho e redes para descanso.
Eles oferecem um passeio de bug (pago, claro) e nós fomos fazer. Nesse passeio a gente atravessa o rio Malcozinhado (é esse mesmo o nome dele) em uma balsa, onde cabem 2 bugs, e são puxadas por 2 balseiros.

Aqui o bug é parado e a gente sobe a pé, com aquele sol e calor, um bom pedaço do Monte dos bugueiros de onde temos essa vista abaixo:
Na volta do passeio de bug encontramos vários pés de caju, com frutos
E é lógico que pedimos para parar e apanhar algumas. Delícia.
Na chegada, um delicioso almoço (trio com lagosta, peixe e camarões) nos esperava. 
Bem, depois disso tudo, já são quase 16 hs (lá eles não aderiram o horário de verão) e é hora de voltar, pensando no passeio do dia seguinte.

CURIOSIDADES:
Você, mulher, já pensou em um dia mandar seu marido pular a cerca?
Não, né, claro!
Mas lá, em Barra Nova, as mulheres fazem isso praticamente todos os dias. É quando elas mandam os maridos sairem para trabalhar, e as cercas em volta da casa são assim:

Olha o Júlio se arriscando aí

Mas, a verdade mesmo é que essa forma de cerca são feitas para facilitar o trabalho das mulheres quando elas voltam do rio onde foram lavar a roupa. Elas voltam com as bacias cheias e pesadas e não tem mão para abrir o portão, então passam a bacia por entre a cerca.

Outra: Nesse vilarejo tem uma pequena sorveteria onde os turistas param sempre pra tomar sorvete, cuja bola custa apenas R$ 1,00. Em frente a ela tem uma igrejinha onde é rezada missa todo........................ mês. Isso mesmo. Lá não deve ser pecado ficar sem assistir a missa todos os domingos, porque o padre só chega lá uma vez por mês.


Nós gostamos tanto do lugar que dissemos que iríamos ficar por lá para esperar a próxima.
Por hoje o dia terminou; a parte da noite não vou contar não tá?

beijos

9 comentários:

Iram Matias 16 de novembro de 2010 às 10:12  

Ah, conta danadinha!
Macá, que delícia de passeio e do jeito espontaneo que escreveste, me senti por lá.
Ainda não conheço Fortaleza, é sério. Mas, ainda irei. Cheguei a sentir o cheiro do caju e o gosto da rapadura quando vi suas fotos. Lindo Post!
Quero mais...

Beijos

Iram

pensandoemfamilia 16 de novembro de 2010 às 10:25  

Que delícia! Adoro viajar pelo nordeste.
Obrigada por partilhar conosco.

bjs

Astrid Annabelle 16 de novembro de 2010 às 10:44  

Macá!
Deu vontade de conhecer este lugar...
Você descreveu o passeio de maneira tão gostosa que acho impossível alguém não se entusiasmar.
Lindas as fotos. Linda você!
Aquele caju na árvore me fez babar!!!
E as refeições...aiaiai.
Vou parar que já deu fome.
Muito obrigado por compartilhar sua viagem!
Um beijo grande.
Astrid Annabelle

Isadora 16 de novembro de 2010 às 11:55  

Oi Macá que delícia deve ter sido a viagem. Viajar, conhecer novos lugares, revistar outros, comer bem fazem um bem danado.
As fotos estão ótimas!
Um beijo

Regina Coeli 16 de novembro de 2010 às 14:58  

Olá minha Linda,
Que gostoso viajar com você através de seu riquíssimo relato...
Areia, sol, passeio ao livre, praia, mar, junto do Bem Amado o que precisava mais???
Achei muito interessante conhecer como se faz as RAPADURAS (eu amo, inham, inham...) ver os cajus maduros no pé e tanta comida praiana (que não são as minhas preferidas)...
Essas fugidas são ótimas para o decanso do corpó e para se refazer as energias...
Aposto que você voltou com a corda toda!!!!
Agradeço por compartilhar suas descobertas.
Abração carinhoso,
Regina Coeli

welze 16 de novembro de 2010 às 19:13  

que delícia de fotos. adorei ver e rever cada uma delas. e que danada de cerca é aquela? senhordaglória! um perigo daqueles para os coitados dos maridos.

Leci Irene 17 de novembro de 2010 às 08:18  

Menina, que encanto de lugar!!!!!!!!!Nosso Brasil é mesmo muito lindo!

Tati 17 de novembro de 2010 às 08:37  

hahaha Amiga, não entre em detalhes sobre a noite, mas num lugar assim planejaria um desfecho semelhante. Lugar bom de namorar, sô!
E missa uma vez por mês? Então é cidade sem beata?
Nossa, o passeio está parecendo tão revigorante, tudo simples, em contato com a natureza, num ritmo mais lento que este maluco que vivemos na cidade! Ai... também quero! hehehe
Vou anotar tudinho. O Vi estava me perguntando para onde eu queria ir nas próximas férias e eu fiquei na dúvida, agora já tenho uma resposta!
Beijos.

Related Posts with Thumbnails