Quer saber um pouquinho mais?

>> quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Pra quem queria saber, a noite foi ótima, obrigada, e descemos rápido porque a van já iria passar nos buscar para novo passeio: Praia de Mundaú.
Nessa praia acontece o encontro das águas do rio Mundaú com o Oceano Atlântico. Dunas branquinhas e um mar azul de águas cristalinas, assim é a praia.
Mundaú significa "Lagoa Grande" na linguagem indígena local e fica a 138 Km de Fortaleza, acesso totalmente asfaltado, através da CE-085 (Estrada do Sol Poente) no município de Trairí.
Possui encantos e belezas naturais, como os recifes que abrigam sua calma península de águas mornas, o rio Mundaú, manguezais, lagoas, lindas dunas de areias claras e sua peculiar hospitalidade, o que lhe proporciona um enorme potencial em termos de atrativos turísticos.
O porto de Trairí  nada mais é do que as jangadas dos pescadores que dão um toque ainda mais especial ao belo mar da praia de Mundaú.

Nesse local os pescadores ficam, às vezes, uma semana no mar, só regressando quando os barcos estão lotados.

Fizemos a viagem, sem parada nenhuma desta vez, e chegamos a uma pousada, onde seríamos recepcionados. Lá é assim; sempre tem um lugar bem estruturado para receber os turistas. A dona dessa pousada é uma artista plástica, e tudo lá é bem decorado e de muito bom gosto.
Para conhecer melhor toda a região, eles oferecem um passeio pelo local (pago à parte, claro) e nós fomos. Descemos até a praia onde um pau-de-arara (hum??????) nos esperava.
Você conhece? Já andou?
Aí estou eu sentada no pau-de-arara (caminhão, geralmente velho, com bancos, onde eles fazem quase todo tipo de transporte).

Andamos uma distância não muito grande, mas o suficiente para não irmos a pé, atravessando o pequeno vilarejo. Karine, a simpática guia da pousada, que nos acompanhava no passeio ia mostrando as coisas, contou sobre os pescadores e quando passamos pelo pequeno cemitério da cidade nos perguntou:

- Sabiam que ninguém que nasce aqui é enterrado nesse cemitério?
Quase todos: - Não, porquê?
- Porque só são enterrados os que morrem, os que nascem não!

Depois do passeio chegamos na beira do mar onde iríamos, de catamarã, passear pelo rio e mar.

Um posto turístico bastante explorado pela sua beleza:
Praia dos 4 coqueiros

Então, tudo lá é assim muito bonito, mas........ o vento!!! Gente, impressionante, não dá pra aguentar. Tentamos ficar um pouco na praia, mas quando em 10 minutos a toalha ficou branca de areia, resolvemos voltar e tomar sol na piscina da pousada.

Vista da pousada 
Detalhe da decoração. Atentem para as redes ao fundo. São muitas delas espalhadas por toda área de lazer.

Depois de um dia de sol, passeio, histórias, almoço, descanso na rede é hora de voltar e a guia Karine se despede da gente com essa poesia:

Vocês vieram nos visitar,
nós nos dispomos a lhe guiar,
o pau-de-arara veio nos transportar,
o belo rio de Mundaú se dispõe a nos encantar,
as dunas brancas sem poder falar
ficam apenas a nos vigiar,
a praia do 4 coqueiros foi
o cartão postal pra você fotografar.
Espero que nessa volta vocês possam
afirmar ou dizer que para fechar
essa aventura ímpar,
Não exista lugar melhor e nota 10 que
a Pousada das Marés.

Sabem fazer uma boa propaganda, não?
beijos

CURIOSIDADES: Durante o passeio de catamarã, a Karine nos informa que podemos comprar cerveja, refrigerantes e água à bordo e coloca música para ouvirmos.
Que tipo de música?
Forró, claro! e diz que lá, quando tem forró, as pessoas dizem que é hora de apertar o nó (juntar mijador com mijador).
E então,querem dançar?

16 comentários:

chica 17 de novembro de 2010 às 07:51  

Que legal tudo isso!Vale a pena aproveitar bem ,cada dia por lá!beijos,tuuuuuuudo de bom!chica

Leci Irene 17 de novembro de 2010 às 08:21  

Macá, que coisa linda! Realmente, dá vontade de sair daqui e ir visitar ...

Tati 17 de novembro de 2010 às 08:29  

Macá, como estou distante... Nem sabia que estava viajando... Peraí que vou me atualizar. Fotos lindas que vi até agora! Ainda não conheço Fortaleza, mas está na lista!
Beijos.

Misturação - Ana Karla 17 de novembro de 2010 às 08:56  

Bom dia Macá!
O lugar é lindo a pousada cheia de charme.
Deve ter sido muito bom mesmo.
Fortaleza tem mesmo lindas praias e preciso conhecer essa.
Xeros

Luma Rosa 17 de novembro de 2010 às 09:30  

Ah, eu conheço esse lugar!! Quer dizer, este lugar povoa os meus sonhos! Adoro lugares como este, pegar a natureza e carregar pra dentro da gente, respirar esse ar!! Mas, mijador com mijador nãooooooo!! (rs*) Belo passeio, Macá!! Da próxima vez, me chama!! Beijus,

Leticia 17 de novembro de 2010 às 09:58  

Macá
Q delicia... as fotos são lindas. Não conheço Fortaleza, mas acho que deve ser uma delícia. Depois dê as dicas de como viajar assim tãooo barato. As milhas, vou usar da próxima vez, mas hotel, não conheço dicas, não e aceito todas!
E a reforma? Como anda??? Tá rolando??
Beijos
lelê

PS> desculpa a falta de comentários, mas estou sem computador, o meu de casa resolveu pifar (novinho! comprei 2 semanas antes do casamento) e só to acessando daqui.

Iram Matias 17 de novembro de 2010 às 10:50  

Muita condição!!!

Estou vendo esta parte da viagem com o maridinho. Se ele não se convencer de vez, a me levar pra essas bandas, com esses teus lindos roteiros, então, nunca mais.
Ele ta encantado!

Tem mais? Oh, ainda bem.

Aguardamos!

Beijos

Iram

Astrid Annabelle 17 de novembro de 2010 às 11:31  

Que gostoso!
Senti o vento daqui!!!
Macá a vontade que dá é essa mesmo de levantar e pegar o primeiro avião....
Belíssimo passeio e fotos lindas!
Parabéns.
Beijos
Astrid Annabelle

Nilce 17 de novembro de 2010 às 11:35  

Oi Macá
Hoje que pude vir aqui dar uma sondada em como foi sua viagem. Que delícia, fiquei com uma baita inveja (branca, viu?, rsrsrs).
As fotos, o lugar, as comidas, tudo maravilhoso.
Demais querida.

Bjs no coração!

Nilce

Bordados e Retalhos 17 de novembro de 2010 às 14:09  

Macá que passeio dos sonhos vc fez. Ainda vou lá. Bjs amiga

Saozita 17 de novembro de 2010 às 21:43  

Olá Macá, fiquei encantada com toda a descrição do ambiente que rodeia esse passeio. As fotos mostram que é um local bem bonito, dá vontade mesmo de ir até aí, pena estar tão longe!

Desejo-lhe a continuidade de boas férias e sobretudo que tudo corra de forma a se sentir feliz.
Bom descanso amiga.

Bjs

Sãozita

Vero Kraemer 17 de novembro de 2010 às 21:43  

Macá querida, que viagem maravilhosa, hein? Fico vendo as fotos e lembrando de quando eu ia pra jeri e ficava 3 meses trabalhando e morando lá, o saudadesssssssssss!!!
Sua fotos me fizeram muito bem, deu uma paz enorme!!!
obrigada por compartilhar!
beijossssssssssss pra ti
Vero

Lúcia Soares 18 de novembro de 2010 às 16:31  

Macá, sabe que ando feliz em ver paisagens brasileiras pelos blogs? Fico me achando um pouco desencadeadora de tantos passeios que tenho visto, de blogueiros que resolveram "redescobrir" o Brasil e fotografá-lo.
Embora quase ninguém tenha sguido a minha séria "O Brasil que eu amo", acho que ainda vou atingir meus objetivos de fazer as pessoas viajarem mais pelo nosso lindo país. E pra quem não mora aqui, ou não viaja, pelo menos conhecer pelos olhos de quem amou o que viu.
Adorei o post, você escreve muito bem, a gente participa da viagem.
E sua carinha de felicidade é ótima de olhar.
Beijo!

Suzete Retti 21 de novembro de 2010 às 21:06  

Conheci seu blog através da Elaine, e fiquei encantada, transmite tanto sentimento bom, que acabei ficando um pouco mais e mais. Vou voltar muitas vezes. É muito bom sentirmo-nos em casa quando entramos em um blog, como se sempre estivessemos por ali, igual amigo qdo conhecemos e é para sempre porque é como se sempre tivessemos sido amigos, embora tenhamos acabado de conhecer.Bjos.

Anônimo 2 de dezembro de 2010 às 03:25  

Useful blog website, keep me personally through searching it, I am seriously interested to find out another recommendation of it.

Related Posts with Thumbnails