LAREIRA E EMAÚS - Monsenhor Calazans

>> quarta-feira, 4 de maio de 2011

No post anterior eu falei sobre um trabalho que fiz na semana passada que era uma exposição de fotos.
Bom, tudo ficou muito bonito, recebemos (Moira, Célia e eu) muitos elogios pelo que fizemos na Lareira, pela comemoração do centenário de nascimento do Monsenhor Benedicto Mário Calazans.
Tudo bem, mas quem foi esse monsenhor e qual o trabalho dele, vocês podem estar se perguntando.

Logo depois que me aposentei, a Célia minha amiga de agência e que tinha se aposentado um tempo antes, foi convidada a fazer parte da diretoria da Lareira e me convidou pra participar com ela, e assim eu conheci o Mons. Calazans.
Gente, foi muita sorte minha. A Célia já tinha frequentado, na juventude, vários cursos que a Lareira oferecia na época, então já o conhecia há mais tempo e sempre dizia maravilhas dele.

Desde criança já sabia que queria ser padre. Aos 23 anos foi ordenado e prosseguiu seus estudos na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e Pontifício Colégio Pio Brasileiro, onde cursou Filosofia, Ética, Sociologia e Questões Sociais e familiares, retornando ao Brasil em 1.939.
Logo depois fundou a Lareira, onde eram ministrados cursos de Artes, Culinária, Corte e Costura, Etiqueta Familiar, Educação Religiosa.
Foi inspetor do ensino religioso da Arquidiocese de São Paulo, professor de ética na escola de Cadetes do Barro Branco da Força Pública de São Paulo.
Fundador e Diretor Espiritual Nacional Emérito do Movimento de EMAÚS – Curso de Valores Humanos e Cristãos para Jovens.

Além do Ministério Sacerdotal, ainda exerceu o mandato de Deputado Estadual (1951-1955 e 1955-1959) - e de Senador pelo Estado de São Paulo (1959-1967).
 
 
Aqui eu descrevi muito pouco do que ele fez.
A sua convivência com os jovens, o seu dinamismo, sua vontade de união entre as pessoas, seu carisma, sua bondade, sua eloquência ao falar sobre seus projetos, faziam dele uma pessoa inesquecível.
Então, no ano que estaria completando 100 anos (faleceu em 2.007 aos 95 anos de idade) preparamos uma exposição com seus pertences, diplomas, vestuário, móveis e fotos, além de fazermos um DVD contando um pouquinho da sua trajetória.
 
Como o Emaús tem comunidades em vários lugares do Brasil, o monsenhor ficou muito conhecido também nesses lugares. Então quem o conheceu e quiser adquirir o DVD para si ou para presentear, é só entrar em contato com a Marisa ou Yara, através dos telefones:
11 - 5572-3985
11 - 5572-4138
 
Comunidades EMAÚS: Bagé, Brasília, Brusque, Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Frederico Westphalen, Florianópolis, Itapetininga, Joinville, Juiz de Fora, Jundiaí, Lavras, Mariana, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santo Ângelo, São João Del Rei, São Paulo, Sorocaba e Valença.
 
"A família é o dom com que Deus coroa a sua criação. Não só um dom de Deus mas os alicerces, as raízes e os fundamentos da Pátria e da Nação."
 
"Mantenhamos pois, inabalável confiança no futuro da Lareira. Porque ela não rasteja no caminho tortuoso que leva à conquista de bens materiais, ou de engrandecimento pessoal de seres humanos, mas avança decididamente pela estrada larga da Caridade, em busca dos laços espirituais que unem as famílias desta grande Pátria brasileira."
 
beijos

9 comentários:

Virginia Hortela 4 de maio de 2011 às 21:39  

Olá Macá! Fico feliz pelo sucesso da exposição e com certeza valeu o trabalho, uma pessoa tão dedicada a fazer o bem, culto, inovador, merece realmente ser lembrada. Mil beijos, Virginia.

Celina Dutra 4 de maio de 2011 às 22:12  

Macá,
Belo trabalho de homenagem a quem merece, pelo que nos apresentou no post, que está muito gostoso de ler. Parabéns.

De coração, quero agradecer o seu generoso comentário lá no meu cantinho, bem como ter ficado comigo. Um prazer e honra.
Beijo com carinho

Nilce 4 de maio de 2011 às 22:36  

Que trabalho bonito Macá.
Pessoas assim precisam mesmo serem lembradas e homenageadas.
Gostei de saber sobre a vida do Monsenhor Benedicto Mário Calazans, e o belo trabalho que ele fez.

Bjs no coração!

Nilce

Bel Alves 4 de maio de 2011 às 23:20  

Que lindo trabalho!!!E pouco é divulgado quando se faz algo para o próximo...Paz e bem!

Astrid Annabelle 5 de maio de 2011 às 10:18  

Parabéns pelo trabalho apresentado Macá!
Fiquei conhecendo mais um pouco de você.
E que bela homenagem ao Monsenhor Benedicto Mário Calazans!
Um beijo querida.
Astrid Annabelle

Palavras Vagabundas 5 de maio de 2011 às 11:50  

Macá,
que legal! É sempre estimulante fazer um trabalho que dá prazer.
bjs
Jussara

Iram Matias 5 de maio de 2011 às 14:05  

Homenagem digna.
Parabéns pelo trabalho, Macá.

Faz tão bem, não?!

Beijos

pensandoemfamilia 7 de maio de 2011 às 09:23  

Sempre é bom homenagear a quem merece, deve ter sido muito gratificante.Parabéns pelo trabalho que apresentou.

Aproveito e lhe desejo Feliz dias das Mães.
bjs

Beth/Lilás 7 de maio de 2011 às 21:16  

Querida Macá!
Passando apenas para desejar-lhe um lindo e feliz dia das mães.
beijos grandes, cariocas

Related Posts with Thumbnails