A minha idéia de hoje é um............... lixo

>> quarta-feira, 11 de maio de 2011

Acordo deve tirar sacolinhas de circulação
Andrea Vialli
"O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), assinou ontem um protocolo de intenções com a Associação Paulista de Supermercados (Apas) para retirar de circulação até 2012 as sacolas plásticas descartáveis derivadas do petróleo.
Pelo acordo, voluntário, os supermercados deixam de fornecer as sacolas gratuitamente para os consumidores e passam a oferecer outras alternativas para o transporte das compras.
O objetivo da medida é tirar de circulação cerca de 2,5 bilhões de sacolinhas distribuídas mensalmente em todo o Estado de São Paulo. Muitas são descartadas de maneira incorreta e acabam entupindo bueiros e dificultando a drenagem urbana, agravando o problema de enchentes. Também são danosas à vida marinha, pois podem ser engolidas por animais ou asfixiá-los. ........ continua

Bem...... porque eu comecei a falar sobre isso?
Vou contar: No último feriado de Páscoa, dia 24/04, também foi o aniversário do meu filho Ivan. Gente, até outro dia mesmo ele era um bebê e agora já completou a maioridade, e eu desejo ..................... ah! não era sobre isso que eu ia falar. Voltando para o feriado: Fizemos um almoço aqui em casa e toda a família do meu marido veio pra passar o dia conosco.
Como tem algumas crianças, eu descobri uma forma ótima para que eles não se cansem de ficar no meio dos adultos e também se divirtam.
Eles adoram desenhar e pintar, então eu tenho uma caixa com muitos lápis de cor e canetinhas e um monte de papel pra eles rabiscarem à vontade.
E foi o que aconteceu. Um tempinho depois veio a Anna e me pediu:
- Macá, me arruma um apontador?
- Hum..... e agora, não tinha pensado nisso. Me lembrei de uma vez que um lápis de sobrancelha quebrou e eu peguei um apontador de lápis comum e então deveria estar na minha gaveta. Procurei e entreguei pra ela, já imaginando o que encontraria depois.
Dito e feito. A festa aos poucos foi se acabando, pessoal indo embora e eu comecei a dar um jeitinho na casa e olha o que encontrei no meio dos papéis de desenho:

Fiquei emocionada, juro. Vocês sabem quantos anos a Anna tem? 6 anos.
Eu guardei o lixinho durante vários dias pensando como uma menina tão pequena já tem noção que não deve jogar sujeira no chão e quantos adultos vemos nas ruas, nas praias, nas estradas, jogando copos, garrafas, latas de cerveja pela janela do carro?
Então pensei que eu queria fazer alguma coisa aqui em casa para mostrar a ela como os bons exemplos são bem vindos.
Aproveitando o momento de discussão sobre o fim das sacolinhas nos supermercados - coisa que eu aprovo há muito tempo - e como aqui em casa assinamos 2 jornais que após lido viram uma pilha de papel que vão para a reciclagem, resolvi usar uma parte deles e deixar de comprar saquinhos para a lixeira do banheiro.
Redescobri essa forma antiga de fazer sacos de papel e a pilha de jornal já começou a baixar.



Vocês ainda se lembram de como são feitas as dobras? Se não, me escrevam que eu ensino tá?
Pronto, agora é só colocar a tampa e ir para os banheiros.

Vou começar a fazer para o lixinho da cozinha também, porém vou colocar 3 folhas de papel ao invés de duas. Como é um lugar que logo enche, é só ir trocando.

E agora vou mandar essas fotos para os pais da Anna, assim ela vai ver o seu exemplo se multiplicando.
Vocês acham que ela vai gostar?

beijos






20 comentários:

Lúcia Soares 11 de maio de 2011 às 23:15  

Que menininha deliciosa! Parabéns para ela e os pais, que lhe passam bons exemplos, certamente.

Macá, desde 18/04 em Belo Horizonte as sacolas plásticas estão proibidas.
Vou até postar sobre isso, qualquer dia desses.
Beijo!

Cris França 11 de maio de 2011 às 23:31  

Macá, aqui as sacolas também estão proibidas, tudo por um mundo melhor, legal a idéia e parabénspoer divulgar. bjs

Luma Rosa 12 de maio de 2011 às 00:33  

Eu tinha uma professora que fazia essa forragem com jornal na lixeira e ensinou os alunos a fazer lixinhos e deixar na carteira. No final da aula, nós levávamos para a lixeira maior. Na época, pensei que a professora não gostasse das idas dos alunos à lixeira e quisesse diminuir o trânsito. Não lembrava disso até ler a sua postagem! Vale dizer que não me lembro da dobradura. Me ensina? ;)
A Anna ficará feliz em ver que você valorizou o trabalho dela. Servirá de incentivo para as outras crianças também!
Aqui na minha cidade, o prefeito proibiu as sacolas, mas não há fiscalização que baste! O povo precisa de educação!
Beijus,

RUTE 12 de maio de 2011 às 05:37  

Macá,
essa é uma ideia muito boa! Adorei.
Claro que ainda lembro de como dobrar papel de jornal para fazer copinho, chapéu, barquinho, caixa... É meu entretém quando estou na esplanada dum café com crianças por perto. Vou fazendo com guardanapos fininhos... ensinando as crianças origami :)
Por notar que este tema é tão ecologico, quero convidar vc para participar na Teia Ambiental (a todo o dia 7 de cada mês). O tema é livre. Vc é quem escolhe.
Mil beijinhos,
Rute

gamela presentes 12 de maio de 2011 às 10:48  

Fiquei besta com a habilidade da pequena.
Que bom exemplo com tão pouca idade.
Vou procurar aprender e ensinar aos meus pequenos.
Beijinhos.

Fátima.

Beth/Lilás 12 de maio de 2011 às 10:53  

Ai que coisa mais fofa esta menininha!
Que grande ensinamento ela passou a nós adultos. adorei!
Já nem lembrava mais disso, que poderíamos aproveitar o jornal fazendo saquinhos e vou colocar em prática aqui rapidinho.
No Rio também diminuiram os sacos plásticos e incentivam com caixas nos supermercados ou bolsas das próprias pessoas. Eu já tenho pelo menos umas 4 que levo sempre às compras. Evito ao máximo os saquinhos plásticos.
Adorei sua postagem eco responsável, combinou com a minha de hoje.
um super beijo, carioca

Palavras Vagabundas 12 de maio de 2011 às 12:14  

Que lindo! Tenho certeza que os pais vão ficar orgulhosos, conheço uma tia que esta.
bjs
Jussara

Vero Kraemer 12 de maio de 2011 às 14:37  

Macá querida, a gente sempre aprendendo com as crianças, né?
E tanta gente porca solta por aí...
Eu esqueci deste lixinho ecológico, mas agora que tu me lembrou começarei hoje a fazer por aqui!!!
Lindo post, e parabéns pra Anna fofa!!!
Beijossssssssss pra ti
Vero

Nilce 12 de maio de 2011 às 16:25  

Macá querida, que exemplo lindo.
Ainda mais de uma criança tão pequena. A ideia é mesmo genial e quero dar os meus Parabéns a ela, aos pais e a Escola que também deve ter dado o exemplo.
É preciso divulgar e muito.

Bjs no coração!

Nilce

Teredecorando 13 de maio de 2011 às 18:58  

Que dica bacana!
Ajudar o meio ambiente é essencial e todos tem o dever de aderir e abolir as tão famosas sacolinhas plásticas.
Bom final de semana.
Bjs mil

Celina Dutra 13 de maio de 2011 às 18:59  

Outro dia li, mas não pude comentar. Esses comportamentos em crianças tão pequenas emocionam. Demonstram o quanto criança aprende, o quanto levam a sério o que aprendem. Anna ficará feliz, os pais dela também e eu fiquei esperançosa de que, de grão em grão, o Brasil um dia possa ser de fato bonito.

beijo com carinho

Celina Dutra 13 de maio de 2011 às 19:01  

Sobre as sacolas plásticas, aboli por conta própria...aprendi isso há anos...

Bom fim de semana,
bjos

JOANA CAMPOS 14 de maio de 2011 às 12:11  

Oi Macá, tudo bem?
Menina creio que isso vai pegar, afinal o meio ambiente, tá clamando por isso...

Só pra lembrar, Sou contra o meio ambiente, Pq sou a favor dele Inteiro. KKKK

beijos

Lê Fernands 14 de maio de 2011 às 15:56  

adorei a ideia!!!


obrigada.
bjsmeus

Nana 15 de maio de 2011 às 15:14  

Amiga, que guriaaaaaaaa fofa e inteligente!!!

Adorei a ideia de fazer o saco de lixo com jornal.

Estou morrendo de saudades de vc, tu deve ter visto no manga a mudança na minha vida né?

Bjss

Nana

Iram Matias 16 de maio de 2011 às 10:52  

Macá,
Me perco nos seus posts. Adoro1 Essa da sacolinha sair dos supermercados brasileiros, eu ainda não estava sabendo.
Nossa, adorei!Mas a tua idéia, olha, tiro o chapéu pra vc, viu!
Parabéns!

PS: Amiga, obrigada pela força no caso da "HIstoria de um celular." Vindo de vc até me envaidece, pois pra mim vc é um exemplo no que escreve. Obrigada, ta!
Beijo grande

RUTE 16 de maio de 2011 às 11:59  

Voltei Macá,
pelo visto vc também perdeu os comentários de dia 12, devido aos problemas do blogspot...
olhe, vim lembrar a coletiva. Esqueceu? Não quer ainda participar? Pode! e Deve! Quero conhecer a adolescente Macá :)
Beijo,
Rute

Glorinha L de Lion 17 de maio de 2011 às 12:30  

Adorei a dica Macá! Só ando usando sacolinhas plásticas para o lixo...mas tenho que eliminar de vez. Essa sua ideia é ótima! Fiquei feliz que os livros das suas amigas já tenham chegado. Espero que gostem! Depois me fala, tá? Beijão!

Unknown 20 de maio de 2011 às 13:53  

Adorei!
não conhecia o seu blog até hoje, mas já sou fã.
Sobre as sacolas de papel eu ainda não sei como se faz as dobras certas, se você puder vc me envia a técnica por email
nubia.salvador@hotmail.com
grata
Núbia Salvador

Related Posts with Thumbnails