Receita de doce para o Natal

>> segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Doce de uvas
Acho que eu já comentei em algum post, que depois que a minha sogra se foi (antes do combinado, com certeza), os Natais com a família do meu marido passaram a ser comemorados em casa.
Cada um traz um prato, bebidas, refrigerantes, sobremesas, meu marido faz o perú e eu arrumo a decoração, penso nas lembrancinhas que vou dar a cada um e também faço uma sobremesa. Há um tempo atrás aprendi uma e fiz num Natal. Hum..... pra quê?
Agora, qualquer festinha, reunião e principalmente no Natal, os pedidos são sempre o mesmo: - Macá, você vai fazer o doce de uva não vai?
Então resolvi passar pra vocês também e caso não conheçam, podem fazer que todos vão adorar, além de ser super fácil:

- 600 grs de uva Crimson (ou outra uva sem sementes)
- 1 lata de leite condensado
- 1 colher sopa (rasa) de manteiga ou margarina sem sal
- 1 tablete (180 grs) de chocolate ao leite
- 1 lata de creme de leite.

Modo de fazer
Lave bem as uvas e seque com um pano limpo. Arrume-as numa travessa ou pirex.
Leve o leite condensado ao fogo com a colher de manteiga. Mexa com uma colher e tire do fogo logo depois de começar a ferver.
Deixe esfriar e enquanto isso derreta o chocolate picado (eu faço no microondas) e vá acrescentando aos poucos o creme de leite.
Distribua a mistura do leite condensado em cima das uvas e depois a camada de chocolate.
Enfeite com algumas uvas, ou morango, ou........ o que a sua imaginação mandar.

Agora eu vou contar como realmente faço: Eu compro as uvas sem me preocupar com o peso, e às vezes chego a colocar até duas camadas delas. Porquê? Pra diminuir um pouco o doce do leite condensado.
No chocolate, eu sempre misturo chocolate ao leite com chocolate meio-amargo, e assim acabo pondo sempre um pouco mais do que só um tablete.

E como o Ivan não gosta de chocolate escuro, faço também um pouquinho pra ele com chocolate branco.
Alternativa: Se você gosta de doce com coco, misture um pacote de coco ralado na mistura do leite condensado (receita de beijinho). Fica uma delícia também.

Não é fácil?
Depois vocês me contam se gostaram ok?

beijos

13 comentários:

Lúcia Soares 20 de dezembro de 2010 às 00:55  

Hummm Deu água na boca. E olha a hora! Nem pensar em comer nada, "para matar a vontade"! rsrrs
Beijo, Macá.
Feliz Natal!
Feliz 2011!
Para toda a sua família. Muita paz, alegria, amor, risos.

Iram Matias 20 de dezembro de 2010 às 10:49  

Macá, minha linda,
e a correria me fazendo perder as delícias do seu blog.
Volto com calma!
Huuuuuuhhh
Delicia!

Beijão

Iram

Manuela Freitas 20 de dezembro de 2010 às 15:22  

Olá Macá,
Claro que vou experimentar, parece bem simples de fazer e tem um aspecto óptimo!
Por cá nesta altura o que se come é mais a doçaria tradicional, mas este doce sabe bem em qualquer altura.
Aproveito para te desejar um Bom Natal e um Bom Ano.
Beijinhos,
Manú

pensandoemfamilia 20 de dezembro de 2010 às 16:17  

Adorei, parece rápida de se fazer.
Vou copiar e passar para minha filha que adora cozinhar.
Passei para avisar que há uma mensagem para vc lá no meu espaço.

bjs, com carinho

Astrid Annabelle 20 de dezembro de 2010 às 20:59  

Isso parece que está bom demais!
Vou experimentar...

Macá,
Apesar de eu ter me concedido uns dias para descansar da rotina dos blogs, estou passando de casa em casa para deixar um beijo e desejar que o seu Natal seja do jeito que sonhou!!! Feliz Natal também para todos os seus!
Antes do final do Ano estarei de volta!!!
Inté lá!
Um beijo grandão minha querida amiga!
Astrid Annabelle

Isadora 20 de dezembro de 2010 às 21:19  

Hummmm Macá,o doce está com uma cara deliciosa!!!
Espero que você e sua família tenham um ótimo Natal.
Um grande beijo

Fernanda Reali 20 de dezembro de 2010 às 23:36  

Gostei da receita com uvas. Não é minha fruta favorita, mas estou tentando comet todos os dias porque faz bem é anti-radicais livres.

bjs

Lu Souza Brito 21 de dezembro de 2010 às 10:49  

Oi Macá,

adoro receitas rápidas e práticas - vou copiar esta agorinha mesmo e testá-la. Depois te conto.

Beijooos. Boas Festas para vc e toda família.

Luma Rosa 21 de dezembro de 2010 às 11:30  

Essa sobremesa não deveria ser fácil, ela é uma perdição!! Não vai ter jeito, terei que fazer! ⌚ Macá, vim lhe trazer um cartão de natal e espero que aceito com o mesmo carinho que estou lhe oferecendo! Boa semana! Beijus,

Mimo Chic 21 de dezembro de 2010 às 23:35  

Maca,
Minha linda , fizemos uma postagem de final de ano, que cabe no seu coração que esteve conosco...
bjs grandes muito amor e paz!
Lulu & Sol

Glorinha L de Lion 22 de dezembro de 2010 às 00:32  

Macá, querida amiga, te desejo um ano repleto de realizações cercado de muito amor, amigos e muita luz!
Que o Bem e a Paz iluminem o mundo!
Que a felicidade inunde os corações e se espalhe entre nossos semelhantes durante todo o ano de 2011!
Que nesse ano que se inicia nos tornemos melhores e aprendamos mais uns com os outros, Felizes Festas.
Beijos de luz!

JOANA CAMPOS 22 de dezembro de 2010 às 19:53  

Oi Macá!

Passando radipex para lhe desejar BOAS FESTAS...na companhia de pessoas amigas, e na melhor compania possível, vc mesmo!

Esses são os meus votos para 2011, que vc seja a melhor companhia possível para vc mesmo....

Feliz natal e um 2011 porreta! cheio da presença de Deus!

Beijos

Joana Campos

Related Posts with Thumbnails