Pra se pensar II - 1.959 x 2.010

>> quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

1959 X 2010

Cenário 1:
João não fica quieto na sala de aula. Interrompe e perturba os colegas.
  • Ano 1959: É mandado à sala da diretoria, fica parado esperando 1 hora, vem o diretor, lhe dá uma bronca descomunal e volta tranquilo à classe.
  • Ano 2010: É mandado ao departamento de psiquiatria, o diagnosticam como hiperativo, com trastornos de ansiedade e déficit de atenção em ADD, o psiquiatra lhe receita Rivotril. Se transforma num Zumbí. Os pais reivindicam uma subvenção por ter um filho incapaz.
Cenário 2:
Luis quebra o farol de um carro no seu bairro.
  • Ano 1959: Seu pai tira a cinta e lhe aplica umas sonoras bordoadas no trazeiro... A Luis nem lhe passa pela cabeça fazer outra nova "cagada", cresce normalmente, vai à universidade e se transforma num profissional de sucesso.
  • Ano 2010: Prendem o pai de Luis por maus tratos. O condenam a 5 anos de reclusão e, por 15 anos deve abster-se de ver seu filho. Sem o guia de uma figura paterna, Luis se volta para a droga, delinque e fica preso num presídio especial para adolescentes.
Cenário 3:
José cai enquanto corria no patio do colégio, machuca o joelho. Sua professora Maria, o encontra chorando e o abraça para confortá-lo...
  • Ano 1959: Rapidamente, João se sente melhor e continua brincando.
  • Ano 2010: A professora Maria é acusada de abuso sexual, condenada a três anos de reclusão. José passa cinco anos de terapia em terapia. Seus pais processam o colégio por negligência e a professora por danos psicológicos, ganhando os dois juizos. Maria renuncia à docência, entra em aguda depressão e se suicida...
Cenário 4:
Disciplina escolar
  • Ano 1959: Fazíamos bagunça na classe... O professor nos dava umas boa "mijada" e/ou encaminhava para a direção; chegando em casa, nosso velho nos castigava sem piedade.
  • Ano 2010: Fazemos bagunça na classe. O professor nos pede desculpas por repreender-nos e fica com a culpa por fazê-lo . Nosso velho vai até o colégio se queixar do docente e para consolá-lo compra uma moto para o filhinho.
Cenário 5:
Horário de Verão.
  • Ano 1959:Chega o dia de mudança de horário de inverno para horário de verão. Não acontece nada.
  • Ano 2010: Chega o dia de mudança de horário de inverno para horário de verão. A gente sofre transtornos de sono, depressão, falta de apetite, nas mulheres aparece celulite.
Cenário 6:
Fim das férias.
  • Ano 1959: Depois de passar férias com toda a família enfiada num Gordini, após 15 dias de sol na praia, hora de voltar. No dia seguinte se trabalha e tudo bem.
  • Ano 2010: Depois de voltar de Cancún, numa viajem 'all inclusive', terminam as férias e a gente sofre da síndrome do abandono, pânico, attack e seborréia...
Pergunto eu ...

QUANDO FOI QUE NOS TRANSFORMAMOS NESTE BANDO DE BOSTAS...?

Alguém tem idéia?

beijos

11 comentários:

Beth/Lilás 26 de janeiro de 2011 22:19  

Ai, amiga, eu não sei!
Também já fiz todas essas comparações, vivo comentando com amigas da minha própria geração e o modo com que transformamos nossos jovens atuais que, mesmo sendo bons de coração, são extremamente egoístas e percebo isso em quase todas as casas que conheço, pois quando um filho é generoso o outro é pra lá de folgado. Mas, acho que nós erramos feio, não sei onde nem como e o certo mesmo é que fizemos tudo por amor, esta é a verdade.
amei o post!
bjs cariocas

Palavras Vagabundas 26 de janeiro de 2011 22:54  

Adorei!
Quando foi que nos aconteceu isso?
bjs
jussara

Suzete Retti 27 de janeiro de 2011 09:28  

Oi amiga, como tudo aconteceu é muito difícil de explicar e achar a verdadeira causa, mas que as coisas mudaram mudaram, também fiz um post no Sonhando com a vida, sobre a mudança de valores da vida.bjs.

Lenita Vidal 27 de janeiro de 2011 09:57  

Oi amiga querida!
É fácil saber quando aconteceu!!!
Foi entre 1959 e 2010, quando nossas crises se tornaram mais importantes que tudo, quando as pessoas esqueceram de respeitar os mais velhos e mestres, quando infelizmente tudo ficou tão individual, aquela coisa de cada um por si e o esquecimento imediato de que somos dependentes de carinho, atenção, amor e isso só pode ser conseguido à partir do outro ser, que simplesmente algumas pessoas não respeitam.
Somente uma coisa poderia mudar isso, a educação, mas sinto que ninguém absolutamente está muito empenhado em mudar, pois como está é tão mais "fácil" !
Já imaginou um BBB dentro de um asilo, onde os participantes tivessem que cuidar dos idosos, não daria ibop nem teríamos uma 11º edição desta palhaçada!
Ai, é só, fico furiosa com essas coisas...
Beijos
Lenita

welze 27 de janeiro de 2011 13:09  

demais, muito demais, adorei cada comparação. é tão verdadeiro como dizer que respiramos ar. no que nos transformamos hein? que coisa de louco. E tudo isso quase sem nos apercebermos de nada. um grande abraço. ADOREI

Lúcia Soares 27 de janeiro de 2011 18:29  

Macá, texto mais que pertinente.
Fico feliz em saber que ainda pude criar meus filhos nos velhos moldes.
Mas e com os netos? Apesar da minha rigidez, minhas filhas estão "suando" pra incutir os "velhos" valores nos filhos. Hoje tudo é permitido a eles, não se pode nem dar um corretivo (desde quando palmada traumatiza alguém?!), a televisão, a internet, a globalização está aí para estimulá-los...
Sou à moda antiga, pra mim 2+2 sempre serão 4!
Bj

Nilce 27 de janeiro de 2011 18:42  

Não sei Macá, mas que é verdade é.
E isso é muito preocupante. A coisa está cada vez pior.

Bjs no coração!

Nilce

Beth/Lilás 27 de janeiro de 2011 20:28  

Macá querida!
Olha, preciso de sua força lá pelo meu blog. Te espero lá, ok.
bjs cariocas

Isa Mar 28 de janeiro de 2011 08:32  

Oi Macá, muitas coisas mudaram sim, algumas pra melhor e outras pra pior,por isso sempre temos que seguir o caminho do meio.
As coisas vistas só pelo prisma material tendem a ser bastante assustadoras, por isso a importância de termos o conhecimento espiritual.
Nem tudo que parece é e eu costumo dizer que cada um está no lugar que deveria estar vivendo as experiências que precisa para seu aperfeiçoamento.
A maioria das coisas que acontecem hoje são os resultados das ações de ontem.
Beijos pra ti e um ótimo dia!

Leticia 28 de janeiro de 2011 13:45  

hahaha! Achei mtooo bom!!! :-)
Algumas super verdadeiras!!! Com tudo mudou, heim amiga?
Beijos
lelê

Glorinha L de Lion 28 de janeiro de 2011 19:20  

KKKKKKKKKKKK Ai Macá, acho que já nascemos bostas...num país de bosta!
Fomos é nos esmerando na arte de se "embostalhar" ainda mais. E a cada ano que passa, vamos ficando cada vez mais bostas...hehe infelizmente, beijos,

Related Posts with Thumbnails