Frutas que são medicamentos naturais (2)

>> sexta-feira, 29 de julho de 2011

Se vocês leram o post anterior, viram sobre a importância de se tomar 15 minutos de sol diariamente, e quem assistiu o Jornal Hoje da Tv Globo nesta semana, viu que saiu uma reportagem falando sobre isso também.
Fora isso eu também falei sobre os superalimentos, e por enquanto estou falando das frutas que são medicamentos naturais.
Aqui eu falei sobre a maçã.
Hoje vamos falar sobre:
Abacaxi

Além de uma ótima fonte de vitamina C, potássio e manganês, o abacaxi é uma bromélia rica em uma enzima chamada bromelina, que é um estimulante digestivo, capaz de quebrar as proteínas da dieta. Os cientistas descobriram que a bromelina é também um antiinflamatório natural que melhora os sintomas da artrite, úlcera e outros problemas que envolvem injúria celular. Ela pode ser útil durante a crise de gota e para prevenir a formação de cálculos de ácido úrico nos rins.

Suco de Abacaxi com Maçã e Gengibre
Rendimento: 1 copo
- 450 g de abacaxi com casca (1/4 do abacaxi)
- 75 g de maçã sem sementes (1/2 maçã)
- 2 g de gengibre (1/2 colher de chá)
Bater todos os ingredientes no liquidificador.

Saiba mais: O abacaxi e o gengibre são diuréticos, ajudam a diminuir a retenção de líquido e estimulam o funcionamento do intestino, diminuindo as cólicas. A maçã, rica em fibras, também colabora para o funcionamento do intestino. Este suco é quase um remédio para as cólicas menstruais.

Mamão

Como toda fruta de cor laranja, é uma excelente fonte de vitamina antioxidante - o betacaroteno - um precursor da vitamina A. Contém mais de 300% da dose diária recomendada de vitamina C, muita fibra e potássio.
É uma fonte natural de enzima digestiva de proteínas, a papaína. Na Alemanha, é comum o médico receitar cápsulas de papaína para aliviar os sintomas de azia. Nos países tropicais, podemos lançar mão da fruta natural. Na Tailândia, a salada de papaia verde sem casca, cortado em fatias bem fininhas e servido com molho de soja, é muito popular e útil para ajudar na digestão.

Vitamina de Mamão, Laranja e Beterraba
- 265 g de mamão papaia ( 1/2 mamão)
- 110 g de beterraba média com algumas folhas (1/2 beterraba)
- 250 ml de suco de laranja
- 1 folha de hortelã
- 12 g de gérmen de trigo (1 colher de sopa)
- mel ou açúcar mascavo a gosto
Bater bem todos os ingredientes no liquidificador.

Saiba mais: A adição de gérmen de trigo torna este suco ainda mais nutritivo. Em especial para as mulheres, pois nele encontra-se o selênio, mineral natural da membrana celular com propriedade antioxidante, que elimina os radicais livres acusados de causar o envelhecimento dos tecidos.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - 
Esses dados estão sendo transcritos do livro Saboreando Mudanças escrito por Jane Corona e Flávia Quaresma da editora SENAC Rio.
No final do livro elas dizem que a melhor forma de se preparar uma receita com sucesso, é separar e pesar todos os ingredientes, mas como nem todos têm uma balança à mão, foi criada uma tabela de equivalências. Então eu fui olhar e coloquei a medida entre parênteses, ok?


beijos

3 comentários:

pensandoemfamilia 29 de julho de 2011 às 23:35  

Oi Maca
Boas dica. Eu gosto de frutas. Não faço muito suco, mas como. Tenho comprado caqui e fruta de conde aproveitando a época.
Maça eu tenho sempre na geladeira e banana é frutaa diária.
bjs

Celina Dutra 30 de julho de 2011 às 00:30  

Macá,

Receitas de vitaminas ou sucos que parecem ser muito gostosos.

Vou experimentar! Depois te conto.
Obrigada pelas dicas!

Girassóis nos seus dias.
Beijos

Luma Rosa 31 de julho de 2011 às 21:28  

Por coincidência acabei de tomar um copo de suco de abacaxi, justo porque fui em um churrasco hoje e pelo que sei, ele ajuda a digestão da carne. Agora foi novidade pra mim ele ajudar nas úlceras - achava que fosse muito ácido para o estômago.
Ah, vou te contar que curei a estomatite de uma amiga! (rs*) Ela vivia reclamando de acidez, tomava remédios e nada! A bolsa dela vivia entulhada de cápsula - algumas para antes das refeições e outras para depois. Um dia li em algum lugar que o mamão papaia se tornava remédio se comido todos os dias em jejum por 30 dias, para curar qualquer problema de estômago. Logo passei para ela e, não é que ela está supimpa!!
Acho que as pessoas deveriam saber mais sobre o que comem para prevenir as doenças e terem mais saúde - além de prevenir e curar, alimentação feita de maneira inteligente nos dá disposição para enfrentarmos o dia a dia!
Boa semana! Beijus,

Related Posts with Thumbnails