PROGRAMA DE INCENTIVO A LEITURA

>> sábado, 30 de outubro de 2010

Vocês conhecem a Lelê do blog Casa de Catarina?
- Sim? É muito bom não é?
- Não? Então corra lá. A Lelê é uma pessoa ótima.
Olha como ela se define:
Menina-mulher, recém casada, aprendiz de dona de casa (e de cozinheira), arquiteta e que não consegue parar de falar (por isso, resolveu fazer um blog e continuar se comunicando!).
Pode me chamar, que eu vou!
Leticia (mas pode me chamar de lelê!)

E foi assim que eu a conheci. Outro dia fiz um post onde dizia que estava quebrando a cabeça para fazer um desenho para reformar um banheiro, e recebi uns comentários dizendo mais ou menos o seguinte: Problema, como? Porque não fala com a Lelê?
Hum.....?
Bom, o que fiz? Timidamente, entrei em contato com a Lelê - que eu não conhecia -expliquei, disse que alguns seguidores tinham sugerido o nome dela, e......
logo depois recebo um e-mail me dizendo que estava numa correria, mas que ia olhar e me pedir mais dados, e dias depois já me enviou desenhos (que ainda estamos estudando) e assim é a Lelê.
E hoje ela fez um post muito bom que vou repassar aqui.

sábado, 30 de outubro de 2010 - Programa de incentivo a leitura - vale a pena ver!
"Normalmente, sábados são dias de postagem de livros e filmes. Hoje vou falar de livros, mas não de algum que indique. Hoje vou falar do projeto Ler faz crescer.
É um projeto do Itaú para incentivo da leitura infantil. É super fácil, entre no site, se cadastre, pois a Fundação Itaú está distribuindo gratuitamente um kit de livros infantis..."

Aqui, vou contar uma experiência minha: Meu filho hoje está com 20 anos, e quando ele tinha uns 12 ou 13, fizemos uma mudança no quarto e aproveitamos para fazer uma limpeza em brinquedos, que ele escolheu para doação e nos livros. Muitos foram guardados, e outros, bem infantis, ele pediu para doar. Resolvemos então fazer o seguinte. Ao invés de doarmos, deixamos no carro, e quando parávamos em algum semáforo, e vinham crianças pedir esmolas, dávamos os livros.


Gente, era muito bonito ver os olhinhos delas brilhando, alegres, saindo do meio da rua e indo sentar na calçada com o livro na mão.
Gostamos tanto da experiência, que, quando os livros acabaram, compramos mais em sebos e instituições que recebem doações e os vendem por preços irrisórios. E continuamos por um bom tempo a ver sorrisos naquelas carinhas sujas e emocionadas com o presente.

E hoje ao ler o post da Lelê me lembrei, e estou pensando em reativar esse carinho com as crianças.
E você, já fez alguma coisa parecida?
O que achou da minha idéia? Quer participar também?

beijos

16 comentários:

Unknown 30 de outubro de 2010 às 13:55  

Macá querida,

Acabo de vir do blog da Isa, Tantos Caminhos e vi lá uma proposta parecida que aderi (http://tantoscaminhosisadora.blogspot.com/). Acho sua ideia brilhante e acho que podemos criar alguma coisa baseada nas duas ideias, o que acha?

Unknown 30 de outubro de 2010 às 14:09  

Olá Macá,

A sua ideia é muito boa.

Vou conhecer o blogue que indica.

Bom fim-de-semana.

Beijo

António

Macá 30 de outubro de 2010 às 14:18  

Cê,
eu também aderi à proposta da Isa. Estou pensando em postar também.
Acho tudo isso muito legal, e enquando estivermos divulgando cultura, as crianças e pessoas mais adultas só tem a ganhar não é?
beijos

Macá 30 de outubro de 2010 às 14:20  

Antonio
Eu gostei da idéia e essa experiência que fiz há alguns anos foi realmente muito boa.
Dava gosto mesmo mesmo ver as crianças felizes. O único problema é que os pais deveriam ficar bravos, porque enquanto estavam entretidos com os livros, não estavam pedindo.
um beijo

Maria Santos 30 de outubro de 2010 às 21:54  

Macá, gostei muito da sua idéia..eu sou louca por livros e por crianças também...
Vou pensat em algo, vou conhecer o blog que você indicou e vou também ver a idéia da Isa.
bjs

@Flafli 31 de outubro de 2010 às 17:54  

Oi Macá... eu sou apaixonada por livros... fiz até um outro blog exclusivamente dedicado à eles (qdo tiver um tempinho livre visite: http://flaviakellylivros.blogspot.com/)... mas voltando ao assunto do post, que idéia maravilhosa que vcs tiveram! Nunca tinha pensado nisso. Distribuir livros infantis. Gostei! Vou dar uma olhada nos meus armários.

Um grande beijo!

@Flafli 31 de outubro de 2010 às 18:01  

Só voltei para acrescentar uma informação... li o comentário da Cê e visitei o blog da Isa... achei bem legal essa iniciativa, o que me lembrou de um projeto semelhante ao dela. O SESC aqui em SP fez algo muito parecido, chama-se LEIA e CONTE http://www.sescsp.org.br/leiaeconte/

A proposta é a mesma, mas quem achou o livro deverá após a leitura "esquecê-lo" novamente em outro lugar... e assim por diante...

Beijo!

Socorro Melo 31 de outubro de 2010 às 21:59  

Macá,

Fantástica sua idéia.

Não conheço a Lelê, mas, vou dar uma passdinha por lá.

Gd. abraço
Socorro Melo

Isadora 1 de novembro de 2010 às 14:00  

Macá, essa iniciativa do Itaú é sensacional. Eu recebi um e-mail informando também.
Não conheço o blog indicado por você, mas passarei para conhecer.
Fico muito feliz por você ter gostado da ideia de esquecermos o livro.Espero que você possa participar.
Um beijo

She 1 de novembro de 2010 às 14:37  

Oi querida Macá, que ideia sensacional! E que maravilha saber que elas ficavam encantadas e emocionadas com o presente, show de bola a atitude de vocês, adorei! ;)
Beijo, beijo!
She

Anônimo 1 de novembro de 2010 às 14:49  

A polícia federal tem um site onde denúncias de crime de internet pode ser investigada o link é este aqui:

http://www.serasaexperian.com.br/guiainternet/51.htm

Sentiu-se lesada por esta história toda De Anne e Edu,entre e denuncie,vamos deixar nas mãos da justiça e esperar que esta história toda seja esclarecida.

Anônimo 1 de novembro de 2010 às 14:51  
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
welze 2 de novembro de 2010 às 12:13  

leitura, leitura, leitura. de tanto insistir, tenho aqui em casa, grandes leitores de todos os gêneros. á muito bom. os assuntos rolam soltos. uma delícia

Leci Irene 3 de novembro de 2010 às 10:34  

Oi Macá... eu adoro livros e, já postei no meu blog sobre isto - dar livros junto com os presentes para as crianças. Sempre faço isso.

Leticia 3 de novembro de 2010 às 11:26  

Querida!
Consegui passar só hoje... a correria tá uma só (fim de ano é louco, né? Não vejo a hora de chegar o Natal...). Adorei o post... fiquei emocionada com a homenagem!!! :-) obrigada!
Tem um email pra vc... depois me responde e começo a mexer mais um pouco.
Beijos
lelê

Nilce 4 de novembro de 2010 às 00:43  

Oi Macá
Você é brilhante mesmo e te admiro cada vez mais.
Eu também faço todo ano distribuição de livros através das doações do Itaú. Já fizemos muitas campanhas e este ano eles estão arrasando na quantidade de doações. É só pedir que chega rapidinho.

Bjs no coração!

Nilce

Related Posts with Thumbnails