Grave, o recado

>> quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Querido Antonio Prata
Desta vez eu também vou concordar com os seus amigos.
Eu detesto recados nos celulares, ainda mais no atual aparelho (que tem apenas um ano e já está super/mega ultrapassado) que eu tenho que apertar umas 3 teclas pra desbloquear e colocar a senha.
Então, SMS é bem melhor.
Ainda não tenho serviço de e-mail no celular, estou na fase de pensar se isso seria bom ou não.
Meus filhos não vivem sem, estão ligados o dia todo.
Mas eu não sei..... será que eu quero isso pra mim?
Um abraço
* * * * *
Descobri que a birra com relação 
deixar recado no celular é 
consensual, quase falta de educação
* * * * *

Descobri por esses dias que deixar recado no celular saiu de moda. Pior, tornou-se quase falta de educação, algo assim como pedir dinheiro emprestado ou mordida de sanduíche.
     Fiquei sabendo desta nova cláusula da etiqueta ao ligar para uma amiga, advogada. Ela não atendeu, entrou a gravação e eu já estava pensando em alguma gracinha para dizer, uma dessas bobagens inúteis e carinhosas que regalamos às pessoas queridas -como um bombom que se larga na mesa de uma colega de trabalho, na volta do almoço-, quando dei com as torpes palavras: "Oi, aqui é a Mariana, POR FAVOR, NÃO DEIXE RECADO, prefiro que me mande uma mensagem de texto".
     Eu, ingênuo, achei que o problema era da Mariana. Tadinha, tá trabalhando muito, ralando ali naquele balcão de tragédias que é o exercício do direito; normal que, em nome de causas maiores, tenha deixado para trás os pequenos prazeres da vida. Como não queria ser responsabilizado pela condenação de inocentes ou pela absolvição de criminosos, desliguei o telefone antes do bip e esqueci o assunto.
     Até que, anteontem, liguei para um amigo músico. Vejam bem: mú-si-co. E não é que ouvi o mesmo desaforo? "Oi, aqui é o Jaime, NÃO DEIXE RECADO, me manda um SMS ou um e-mail e eu te respondo, tá?". Não, Jaime, não tá. O que é isso, companheiro?! Cê é controlador de voo? Motorista de ambulância? Vendedor de amendoim em final de campeonato? Não; então não enche o saco e ouve meu recado, que eu te conheço desde o jardim 2 e acho que mereço 27 segundos de seu tempo, cazzo!
     Fossem só a Mariana e o Jaime, tudo bem, mas assuntei por aí e descobri que a birra é consensual. "Se o bina nos informa quem ligou e o SMS e o e-mail dão conta de qualquer mensagem, pra que perder tempo escutando aquela ladainha?", dizem.
     Realmente, tem sua lógica. Sugiro, aliás, aplicá-la a outras esferas do comportamento humano, de modo deixar nosso cotidiano mais eficiente. Por exemplo: se já existem vitaminas em pílulas e carboidrato em gel, pra que fazer uma refeição? Ou; uma vez inventada a inseminação artificial, vamos parar com esse arcaísmo de botar-se nu sobre outra pessoa, igualmente nua, e ficar indo, vindo e grunhindo? Céus, que época para se viver!
     Não, talvez não seja a época, mas a idade em que me encontro, em que se encontra a maioria das pessoas com quem convivo: 30 e poucos anos. Essa presunção estúpida de que cada um de nós é uma engrenagem fundamental na máquina do mundo, elo importantíssimo no processo de fritura do torresmo.
     Estou fazendo graça; sinto-me um tanto hipócrita. Não fujo à regra. Também ando por aí, afobadinho e ansioso, querendo otimizar meu tempo, com raiva dos outros sempre que se tornam obstáculos à plena realização das minhas capacidades produtivas.
     Que ridículo. No fim das contas, o único momento em que seremos 100% produtivos, em que nem uma célula será desperdiçada e nem uma caloria gasta em vão, é quando virarmos adubo para o capim do cemitério. E nessa hora, meus caros, enquanto estivermos devolvendo ao cosmos a energia que nos foi brevemente emprestada, não precisaremos nos preocupar: ninguém vai telefonar para atrapalhar nosso trabalho. Ou melhor, o das minhocas.
antonioprata.folha@uol.com.br
@antonioprata

beijos

8 comentários:

Beth/Lilás 15 de fevereiro de 2012 às 22:20  

Macá,
Esse Antonio Prata é ótimo mesmo!
Pois eu deixo recados, não sou muito boa em teclar rapidinho como o filho e também não tenho saco. hehe
Eu acho engraçado isso de que a gente tem que fazer tudo que todos fazem, que chatura! Parecemos uma horda de robôs neste século XXI.
beijo carioca

Cris Mussi 16 de fevereiro de 2012 às 10:22  

Macá... eu também não deixo recado, porque descobri que as pessoas não veem mesmo.
Não só porque os telefones, como o meu, que voce tem que apertar o botão do lado, segurar, clicar no teclado.. tudo isso enquanto ele pede para vc colocar a senha para ouvir..
Sabia também que se paga para ouvir a caixa postal? E quem tem telefone pré-pago a tarifa é alta, para os padrões de planos, bonus, creditos gratis e etc..?
E também porque ouvi outro dia uma máxima.. É melhor mandar SMS do que ligar,porque o SMS a pessoa ouve quando ela estiver desocupada, e se vc liga e ela não pode atender, o telefone toca do mesmo jeito, constrangendo todos á volta...( em uma reunião por exemplo..)
Muitas regras... Tudo por um telefone que anda pra lá e pra cá na mão da gente...
bjs..

Roberta de Souza 16 de fevereiro de 2012 às 15:01  

Oi Macá. Dessa eu não sabia!
Eu não ligo não... se quiser deixar recado leio na boa...
Querida aproveito pra te convidar para a nossa video blogagem no Caminhar:
http://precisocaminhar.blogspot.com/2012/02/blogagem-coletiva-eu-vejo-e-ouco-voce.html
Te espero tá?
bj

Unknown 17 de fevereiro de 2012 às 13:49  

Ahhh adoreiiii,
eu não vivo sem meu celular e sem mandar msg !!!
Acho pratico e rapido !!! mais concordo que acabo ficando um pouco mal acostumada e ate um pouco mal educada !!!

Orvalho do céu 18 de fevereiro de 2012 às 13:47  

Olá, querida Macá
Adorei o fim do seu post... o descartável suprimiu a essência em nós e nos tornamos tão robotizados que nem nos damos conta de que nos falta aconchego, ternura nos relacionamentos (isso não nos leva tempo em excesso)... e outros que só nos custam um olho no olho ou uma palavra mais doce se o coração se faz sentir...
A era da modernidade espanta os amigos de nós... pra gente não "pagar mico" que pena!!!
Bjm de paz e feliz

sheyla xavier 18 de fevereiro de 2012 às 14:08  

Macá, tudo é muito rápido, não é ?? Eu nunca gostei muito de falar com máquina e uso muito mais o sms, mas minha filhota não vive sem passar ou receber ...
Um bjão, linda e bom carnaval ai pra todos
Sheyla.

Unknown 20 de fevereiro de 2012 às 20:43  

passando para desejar uma otima semana !!!
beijosss

Unknown 24 de fevereiro de 2012 às 12:27  

passando para desejar um inicio de semana maravilhoso...

Related Posts with Thumbnails