Marcas de fantasia

>> sexta-feira, 1 de abril de 2011

Bom, a sexta-feira chegou, com muito sol, uma vontade louca de tomar um banho de mar, mas o mais próximo aqui de São Paulo fica a 80 km. Então vamos esquecer o banho de mar e pensar num bom banho pra refrescar e também pra tirar o stress da semana e ficarmos prontos, ativos e com muita vontade de curtir o final de semana (com sol, chuva, ou frio, não importa).
Quando eu vi esses chuveiros...... não, essas coisas lindas e maravilhosas não podem ser chamados simplesmente de chuveiro, certo? Chuveiro eu tenho aqui em casa. Seriam duchas?
Não sei, o que eu acho é que embaixo de qualquer uma delas, o cansaço vai embora mesmo.
Não são lindas? (Preciso de uma casa nova, ou pelo menos reformar o banheiro aqui de casa).



Essas e outras você pode achar no site da Arkpad.

Bom, agora que vocês já relaxaram, podem tirar 5 minutos para uma leitura?
Um outro artigo muito bom do Ruy Castro.

MARCAS DE FANTASIA
"Não se trata de voltar ao tempo em que crianças tomavam algo chamado óleo de fígado de bacalhau sem espernear. Ou que os remédios traziam como chancela apenas o sobrenome de seu criador ou fabricante, como o Sal de Uvas Picot, as Pílulas de Vida do Dr. Ross, o Vinho Reconstituinte Silva Araújo, a Loção Cura Caspa Brandão, e isso parecia bastar.

Longe também vai o tempo em que o nome no rótulo já indicava para o que servia o produto: Astringosol (antisséptico bucal), Rugol (pomada para rugas), Odo-ro-no (desodorante), Nicotan (pasta dental para fumantes), Antisardina (creme para a cútis, como se anunciava) ou Lavolho (colírio).

Claro que, às vezes, a pessoa podia se enganar: quem pedisse Pyrex na farmácia, achando que era uma anfetamina, descobria que se tratava de uma fôrma de cozinha, própria para levar ao forno.

O normal era que remédio tivesse nome de remédio -Melhoral, Cibalena, Atroveran, Enteroviofórmio, Colubiazol. E assim foi até há pouco. Mas, ultimamente, os laboratórios adotaram a tática de vender otimismo, ilusão e prazer na marca de fantasia. Os novos remédios -alguns deles, tremendos torpedos- evocam bombom, filme de arte, teatro, até sexo.

Daí que alguns dos antidepressivos mais populares de hoje se chamam Serenata, Città e Exodus. Ou que um antibiótico atenda por Astro. Há também um remédio para a menopausa chamado Aplause. E outro, para dores nevrálgicas, com o nome de Lyrica. Um conhecido anticoncepcional se chama Diane 35. E uma espécie de inalante leva o sugestivo nome de (com todo respeito) Penetro. Deve ser por isso que chamam de marca de fantasia.

Como hoje frequento mais farmácias que botequins, até sem querer sou informado dessas novidades. E, como bom espírito de porco, meu favorito é um remédio para hipertensão chamado Capoten."
(artigo publicado na Folha de São Paulo nesta data)

beijos e bom final de semana

6 comentários:

Palavras Vagabundas 1 de abril de 2011 15:21  

Eu quero um chuveiro desse!
Estou com Ruy Castro nada bate Capoten, rs
bjs
Jussara

Bordados e Retalhos 1 de abril de 2011 17:10  

Menina que duchas são essas? Nunca vi mas achei lindas demais. E o texto do Ruy Castro,maravilhoso. Bjs

Nilce 2 de abril de 2011 03:12  

rsrsrs
Adorei o texto Macá. O Ruy é sensacional. Lembrei-me de tantos remédios que ele citou.
Ui, o fígado de bacalhau era horrível, mas compensava o Biotônico. rsrs
E com seu bom humor ele finaliza muito bem o texto. Ri muito.

Ah, adorei os chuveiros.

Bjs no coração!

Nilce

Suzete Retti 2 de abril de 2011 07:07  

Macá que delicia deve ser um banho nessas duchas, eu me peguei ouvindo no rádio a propaganda desses nomes fantasia, como a memória prega pessas quando lemos algo conhecido. Muito bom.Lindo FDS para vc.Bjs.

Lidia Ferreira 2 de abril de 2011 10:47  

Minha querida , lindo texto .
Eu vim por intermedio da Elaine gaspareto , seu blog e lindo parabens , ja virei seguidora
bjs
ate a proxima

Iram M. 2 de abril de 2011 16:30  

Pra variar, vc nos presenteia com os mais deliciosos textos do momento. Li agora pouco uma história de amor e vibracao, lá no bolg da Elaine, que me fez viajar.
Asua história de amor. Que lindo Macá!

Te desejo muito amor nessa vida.

Beijos

Related Posts with Thumbnails