Pessoas com estrela

>> sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011



Pessoas com estrela


RIO DE JANEIRO - Em 1966, em Londres, um jovem, Bob Nadkarni, aspirante a escultor, ia tomar o ônibus que o levaria à escola de belas artes onde trabalhava como professor. Pregado no poste, havia um anúncio: "Precisa-se de escultor de miniaturas de naves espaciais para filme de science-fiction. Apresentar-se no estúdio tal".
Por acaso, parou no ponto um ônibus que ia naquela direção e, sem pensar, Bob o tomou -significava trocar o emprego na escola por talvez nada. Quando chegou ao endereço, um homem fantasiado de macaco cumprimentou-o. Era um amigo e disse que a fantasia era para uma ponta no filme. Bob foi atendido pelo diretor e contratado. O diretor era Stanley Kubrick. O filme, "2001: Uma Odisseia no Espaço".
O nome de Bob Nadkarni está nos créditos de "2001". Ele ainda trabalhou em outros filmes antes de vir parar no Rio, onde está há 30 anos e tem um misto de pousada e centro cultural, chamado The Maze, no morro Tavares Bastos, no Catete. Em 1966, estava no lugar certo, na hora certa.
Outro jovem, Luís Fernando Verissimo, 22 anos em 1959, flanava certa noite por Roma quando ouviu um alarido anormal da multidão perto da fonte de Trevi. Foi ver o que era -e viu: Federico Fellini filmando a sequência em que Anita Ekberg entra vestida na água e é seguida por um hipnotizado Marcello Mastroianni, em "A Doce Vida".
Mas nada supera o acaso que bafejou o futuro intelectual russo radicado em São Paulo, Boris Schnaiderman, hoje com 93 anos. Em 1925, Boris tinha 8 anos, morava em Odessa, na Rússia, e estava brincando nas imediações de uma escadaria. De repente, quase foi atropelado por um carrinho de bebê. Estava sendo testemunha da filmagem, por Eisenstein, da sequência da escadaria em "Encouraçado Potemkim". Era a história, sem aviso, passando diante de seus olhos.
Algumas pessoas têm estrela.

(Ruy Castro - publicado na Folha de São Paulo de 11/02/2011)

Hoje, ao ler esse texto do Ruy Castro pensei: quantas pessoas conhecemos que parecem ter uma estrela particular? Tudo pra elas dá certo, sem quase qualquer esforço.
São pessoas que nascem com o bumbum virado pra lua.
Então queria saber o seguinte: Você é uma pessoa com estrela? Não? Ah! que pena. Mas, conhece alguém que tenha? Sim!..... Oba! 
Conte a sua história ou da(s) pessoa(s) que você conheceu ou conhece.
Tenho certeza que serão histórias interessantes.

beijos

12 comentários:

Beth/Lilás 11 de fevereiro de 2011 às 14:19  

Poxa, Macá, eu estava conversando noutro dia mesmo com uma amiga sobre esta tal 'estrela'! Também acho que certas pessoas parecem ter o bumbum pra lua, mas acho principalmente que muitas vezes deixamos passar as oportunidades, não as agarramos e quando vemos já era!
Eu conheço pessoas 'com esforço', mas com estrela é meio difícil, quase raridade, portanto não tenho exemplos para dar.
bjs cariocas

Tati 11 de fevereiro de 2011 às 15:36  

Oi Macá, eu sou dessas pessoas sim. Nunca entrei no meio de um filme, mas acho que isso é por que não seria tão importante para mim. Situações inesperadas sempre acontecem em minha vida, e da melhor forma.
Não sei como contar uma só. São histórias grandes, todas de sortuda que sou. Um dia, quando a gente se encontrar pessoalmente, eu te conto, tá? kkkk
Beijos.

Lúcia Soares 11 de fevereiro de 2011 às 15:40  

Macá, tenho uma vida muito boa, mas realmente dentro do previsível, não sou nascida de bumbum pra lua, não.
Assim, de momento, não me lembro de nenhum caso que mereça destaque, mas conheço, sim, muita gente que estava na hora certa, no dia certo, no lugar certo...rsrrs
Beijos!

JOANA CAMPOS 11 de fevereiro de 2011 às 15:54  

Oi Macá....Pior viu! tem gente assim mesmo. rsrsrsrs

beijos

Iram Matias 11 de fevereiro de 2011 às 21:32  

Eu acho que nasci com o bubum pra lua, na medida do possível, mas para as estrelas, nem na medida do possivel.

Vou te contar, heim!

Bom fim de semana, Macá!

Glorinha L de Lion 12 de fevereiro de 2011 às 21:02  

Oi Macá querida...saudades docê...Eu, como vc já sabe não nasci de bumbum pra lua, nem tenho estrela...Há pessoas sim, com uma sorte incrível, quando tudo pra elas dá certo, parecendo até ficção...às vezes a arte imita a vida né? Ou será o contrário? hehe embolotei...beijos,

Anônimo 13 de fevereiro de 2011 às 01:40  

Interessante... não sei dizer se conheço alguém assim...

Anônimo 13 de fevereiro de 2011 às 02:33  

Deixei um selinho pra você lá no blog "Um pouquinho de Ni http://maisdetudoumpouquinhodenira.blogspot.com/

Astrid Annabelle 13 de fevereiro de 2011 às 19:03  

Pois eu tenho sorte na vida Macá! E muita, Graças à Deus.
A sorte não se tem.... fazemos acontecer...
As histórias te conto um dia em particular...assim como a Tati!
Beijo grande com saudades..fiquei longe da net por uns dias.
Astrid Annabelle

Roberta de Souza 14 de fevereiro de 2011 às 10:01  

Menina, meu irmão é assim!
Só que ele não nasceu com o bumbum virado pra lua não, parece que ele nasceu lá mesmo!
O bichinho tem uma sorte danada!
As coisas dão tão certo p ele que até o que tá errado, do nada se vira e fica certo!
É uma parada incrível! rs

bj

pensandoemfamilia 14 de fevereiro de 2011 às 15:23  

Olá Macá

Sabe o que eu penso que há momentos em nossas vidas que tudo vai se encaixando, comigo foi assim. Contudo, para tudo tive que me esforçar para ficar no lugar em que a estrela brilhou.
Ex: passar em um concurdo, ser lotado no departamento de pessoal. Formar e de imediato ser convidada natrabvés da chefia deste departamento para implantar o Serviço Social na eEmpresa. Estrela sim, mas tive que varar muitas núvens para dar conta do recado.

bjs

Nilce 15 de fevereiro de 2011 às 10:40  

Oi Macá

Eu conheço algumas pessoas que nasceram com estrelas, ou com o bumbum virado pra lua, como você diz.
Mas tem uma que a gente brinca que nasceu com a lua dentro do bumbum.rsrsrs
É sorte demais prá uma pessoa só.

Bjs no coração!

Nilce

Related Posts with Thumbnails