FRUTAS: comuns, exóticas e turbinadas.

>> quarta-feira, 30 de maio de 2012

Menina ainda e morando no interior, conheci vários tipos de frutas.
No quintal da minha casa tinha pé de jabuticaba, de manga, parreira de uva, pé de goiaba e de mamão.
Meu pai que sempre trabalhou com a terra, tinha um pequeno sítio nos arredores da cidade, e de lá vinham maçãs, peras, muita melancia e abacaxis, melão caipira, laranja, mexirica e abacates.
Na casa da minha amiga Nê, tinha figo e araçá (aquela frutinha amarela que vem cheia de bichinhos dentro).
A banana nanica minha mãe comprava do verdureiro, que vinha com a charrete abarrotada de frutas e verduras para atender as donas de casa.
Mais tarde conheci pêssegos, que eu adoro, e as frutas vermelhas: morangos, cerejas e mais tarde as framboesas.
Já moça, na minha primeira viagem ao Nordeste, desembarquei em Natal e lá conheci outros tipos de frutas: Cajá, caju, carambola, graviola (meu suco preferido), mangaba, genipapo (lembram do licor?), sapoti e tamarindo.
Me lembro do dia que fui apresentada à lichia. Estava na chácara de uma amiga no interior do estado de São Paulo e fomos colher passear pelo pomar, quando eu vi: um pé com os galhos derrubados no chão de tão pesados que estavam. Nunca tinha visto uma árvore tão carregada. 
E vou dizer: adorei a fruta.
E de uns tempos para cá, não paro de conhecer frutas diferentes. Primeiro foi a Pitaia:
É uma fruta nativa da América do Sul rica em vitaminas A e C e sua polpa, gelatinosa, protege a mucosa gástrica.

Abiu: originária da região amazônica, é rica em vitamina A, cálcio e fósforo. Deve ser consumida in-natura. Do caroço, extrai-se um óleo com anti-inflamatório.

Cherimoia: muito parecida com a fruta do conde, tem polpa cremosa e doce e sementes que não devem ser ingeridas e fornece vitamina A e muitas fibras.

Longan: de origem asiática, tem um sabor parecido com o do melão. É rica em ferro e vitamina C o qua a torna eficaz contra a anemia.


Tamarillo: nativa dos Andes, tem um sabor agridoce e é rica em vitamina A e contém fitoesteróis, poderosos no controle do colesterol.


Granadilho: Típica da América do Sul, equivale a um coquetel do bem: contém vitamina A; fitoquímicos, que agem na redução do colesterol; e muitas fibras.

(fotos google e informações Revista Cláudia de junho/2012)

beijos

6 comentários:

Beth/Lilás 30 de maio de 2012 às 23:50  

Humm, que post mais suculento!
Minha boca encheu d'água diante desses morangos que tanto adoro.
Conheço quase todas, mas ainda falta provar esta tal de Cherimoia que, inclusive, levei uma enorme pra Glorinha porque li não sei onde que era excelente para acabar com as células cancerígenas. As últimas frutas nunca provei, mas espero um dia prová-las.
E, parabéns pela ótima alimentação que fazes.
beijinhos cariocas

Valéria 31 de maio de 2012 às 11:38  

Oi Macá!
Que post delicioso!
Você foi uma privilegiada em crescer degustando esta diversidade de sabores. Só não conheço Abiu e Longan, nunca nem ouvi falar, as outras já tive o prazer de me deliciar. A nossa variedade de frutas aqui em Natal é enorme e os sabores de dar água na boca.
Beijinhos!

Sonia Guzzi 1 de junho de 2012 às 10:11  

Um post lindo, com memória perfumada de infância...
Gde abraço, em divina amizade.
Sonia Guzzi

Roselia Bezerra 5 de junho de 2012 às 19:10  

Olá, querida Macá
Também nasci no interior e morei por lá até o casamento... conheci todas as frutas que vc falou e outras pelas brincadeiras que fazíamos com letras... tudo sobre a, tudo sobre b... etc...
Enfim, gosto demais de frutas de todo tipo... são super saudáveis!!!
Bjm de paz

Rosângela Oliveira 8 de junho de 2012 às 01:21  

Essas imagens me fizeram salivar,amei"conhecer essas frutas",parabéns pelo conhecimento compartilhado, maravilhoso saber através destas frutas o grande poder de Deus!

girls bedroom ideas 18 de junho de 2012 às 04:32  

Hello Everyone
AGENDA ILUSTRADA
I should admit the entire article has been very enlightening and intensely well crafted. You should keep it up forever! Best of luck

Related Posts with Thumbnails